domingo, 20 de dezembro de 2009

Aniki bobo




Bom, como primeiro filme escolhi esta obra de arte, este para quem não sabe, é a primeira longa-metragem, do realizador Manuel de Oliveira, realizado em 1942.
A história do filme é baseada no conto Os Meninos Milionários, da autoria de João Rodrigues de Freitas (1908 - 1976) escritor e advogado.

O filme encontra-se disponibilizado no youtube, segue o link da primeira parte, as outras poderão encontrar na zona dos vídeos relacionados:

Aniki bóbó - vídeo 1

Titulo Original: Aniki Bóbó
Realizador: Manuela de Oliveira
Ano: 1942
Duração:70 min.
Género: Drama
País: Portugal
Áudio: Português
Cor: Preto e Branco
Produção: António Lopes Ribeiro
Argumento: Manoel de Oliveira (adaptação da obra “Meninos Milionários” de João Rodrigues de Freitas)

Elenco:
Nascimento Fernandes (Lojista)
Fernanda Matos (Teresinha)
Horácio Silva (Carlitos)
António Santos (Eduardinho)
António Morais (Pistarim)
Feliciano David (Pompeu)
Manuel de Sousa (Filósofo)

Sinopse:

Dois garotos, os Carlitos (Horácio Silva) e o Eduardinho (António Santos), gostam da mesma rapariga, a Teresinha (Fernanda Matos). Um é audacioso, brigão, atrevido; o outro é de carácter tímido, bom, sossegado. A rivalidade vai-se acentuando e, um dia, para agradar à sua apaixonada, Carlitos rouba, uma boneca. Teresinha sente-se inclinada para ele até que um dia, numa inocente brincadeira, Eduardinho escorrega por um talude e cai ao lado de um comboio que passa. Todos pensam que Carlitos o empurrou e todos passam a afastar-se dele, enquanto Eduardinho sofre numa cama de hospital. Carlitos pensa em fugir num barco ancorado no cais de Massarelos, mas tudo se esclarece por intervenção do dono da “loja das tentações” que vira o acidente e que, no final, tira todas as suspeitas de cima do jovem Carlitos. E os garotos lá puderam de novo jogar aos polícias e ladrões, ao jogo do Aniki-Bobó…

Nenhum comentário:

Postar um comentário