segunda-feira, 3 de maio de 2010

Belarmino


Belarmino (1964) é um documentário português de longa-metragem realizado por Fernando Lopes, sobre um pugilista de nome Belarmino Fragoso. É um dos primeiros filmes da geração do Novo Cinema português, inspirado pela Nouvelle Vague francesa mas sempre fiel ao neo-realismo, cujo pioneiro no cinema português foi Manuel Guimarães, na década anterior.

Enquadramento histórico

O início da década de sessenta é marcado pela agitação social (greves universitárias), por importantes movimentações da esquerda, clandestina, por um certo bulício cultural e editorial que a PIDE perseguia. Germinando nos meios universitários, fanáticos de certos filmes que viam nos seus cine-clubes, inúmeros intelectuais marcariam presença na vida do seu país até ao final da década. Mergulhado nesse contexto, Belarmino espelha com certa nitidez o modo de ver as coisas que uma geração sofrida mas rebelde se impunha.

Trailer:

Como sempre, estes filmes mais antigos, não possuem qualquer tipo de trailer, por isso deixo-vos mais uma vez a primeira de todas as partes do filme no youtube.



Ficha técnica:

Titulo Original: Belarmino
Realizador: Fernando Lopes
Ano: 1964
Duração: 72 min.
Género: Documentário
País: Portugal
Áudio: Português
Cor: Preto e branco

Elenco:
Belarmino Fragoso (ele próprio)
Albano Martins (managre)
Tony Afonso (pugilista)
Jean-Pierre Gebler
Bernardo Moreira
Mulher e filha de Belarmino

Sinopse:

O retrato de um antigo lutador de boxe, Belarmino Fragoso, através das suas deambulações por uma Lisboa que já não existe. A solidão, o medo e a derrota cruzam-se num filme que baralha o documentário, a ficção e a entrevista num passeio por antigas salas de cinema e clubes nocturnos. Primeira longa-metragem de Fernando Lopes, com o apuro jazzístico de Manuel Jorge Veloso e a brilhante fotografia de Augusto Cabrita, este é um dos filmes-chave do Cinema Novo português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário