segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fados

O filme contempla os diversos tons do fado e a sua possível mistura com outros géneros musicais aparentemente antagónicos como o Hip-Hop. As músicas presentes, balançam entre o histórico e o moderno mas nunca esquecem a essência melancólica e poderosa do Fado que ao longo de vários séculos tem servido de Banda Sonora à história portuguesa. Os talentosos artistas nacionais presentes, enchem o ecrã com as suas belas vozes e com a sua marcante presença que transmite na perfeição o forte espírito nacional entremeado no Fado. Através da talentosa realização de Carlos Saura, somos realisticamente transportados até ao ambiente duma casa de fados lisboeta que transpira cultura e paixão. As cores e os planos utilizados, misturam-se na perfeição com as músicas que ditam o tom da imagem consoante a sua história e significado.


Trailer:



Ficha técnica:

Titulo Original: Fados
Realizador: Carlos Saura
Ano: 2007
Duração: 90 min.
Género: Documentário, Musical
País: Portugal
Áudio: Português
Cor: Cores

Elenco:

Mariza
Ricardo Ribeiro
Camane
Ricardo Rocha
Carlos Do Carmo
NBC
Cuca Roseta
Catarina Moura
SP & Wilson

Sinopse:
Fados, a nova obra-prima do galardoado realizador Carlos Saura (Tango nomeado para o Oscar® de melhor filme estrangeiro), procura captar a natureza intangível da "saudade" portuguesa e retratar a alma portuguesa através da sua música mais emblemática.
Tendo Lisboa como cenário, o filme explora as relações profundas entre a música e o cidade, e traça a evolução do Fado, das origens africanas e brasileiros à nova geração de Fadistas.
Com supervisão musical de Carlos do Carmo, o filme reúne uma das mais ricas bandas sonoras de "World Music", juntando o melhor dos novos talentos portugueses, como Mariza ou Camané, lendas internacionais, como Caetano Veloso e Chico Buarque, e estrelas em ascensão, como Lila Downs e Lura.
A magistral realização e encenação de Saura transforma a câmara no verdadeiro protagonista, deixando o espectador concentrar-se no essencial: a emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário