quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Canção de Lisboa


Foi um filme que, na época, obteve grande sucesso e êxito do público, não apenas em Portugal mas também nos então territórios de Ultramar e Brasil. Esse êxito deveu-se em parte ao carácter tipicamente português das personagens e das situações que permitia a total identificação dos espectadores com o filme.
Para além dos actores, outros grandes nomes da arte portuguesa marcaram a produção deste filme, por exemplo, os cartazes: Nada menos que três foram concebidos por Almada Negreiros. Outra participação enaltecedora deste magnífico filme foi a de Manoel de Oliveira então no começo da sua carreira cinematográfica como realizador, aparece neste filme como actor, interpretando Carlos, o melhor amigo do actor principal Vasco Santana.

Trailer:
Não encontrei trailer, mas encontrei dois pequenos excertos, e deixo também o link para o primeiro vídeo do filme, os restantes, serão fáceis de encontrar.

A cena em que Vasco Santana leva com a janela..


Vasco Santana canta o Fado do Estudante


Vídeo 1

Ficha técnica:

Titulo Original: A Canção de Lisboa
Realizador: José Cottinelli Telmo
Ano: 1933
Duração:85 min.
Género: Comédia
País: Portugal
Áudio: Português
Cor: Preto e Branco

Elenco:

BEATRIZ COSTA - Alice
VASCO SANTANA - Vasco
ANTÓNIO SILVA - Pai de Alice
TERESA GOMES - Tia de Vasco
SOFIA SANTOS - Tia de Vasco
MANOEL DE OLIVEIRA - Carlos

Sinopse:

Vasco Leitão (Vasco Santana), vive da mesada das tias, que vivem em Trás-os-Montes, que nunca vieram à capital, e o consideram um aluno cumpridor. Ora, o Vasco prefere os retiros e os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas, em particular Alice (Beatriz Costa), uma costureira do Bairro dos Castelinhos, o que não agrada ao pai, o alfaiate Caetano (António Silva), sabendo-o crivado de dívidas...

Os azares de Vasco sucedem-se: no mesmo dia em que é reprovado no exame final de curso, recebe uma carta em que as tias lhe anunciam uma visita a Lisboa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário