segunda-feira, 12 de abril de 2010

A severa - 1º Filme Sonoro


E que belíssima estreia teve o cinema português no capítulo do sonoro! Recentemente restaurado pela Cinemateca Portuguesa, o primeiro fonofilme português é provavelmente um dos seus melhores.
No entanto e apesar do êxito destes filmes, a grande expectativa na altura era a realização de um filme genuinamente português, o que se veio a concretizar com o 1º Filme Sonoro realmente Português, "A Severa". Para primeira fita falada, o fado não podia estar ausente, por isso Leitão de Barros decide transpor para a tela o célebre romance de Júlio Dantas sobre os amores de uma cigana, a severa, por um fidalgo, o conde de Marialva. Como na altura ainda não tínhamos um estúdio de cinema preparado para o sonoro, a sonorização teve que ser feita nos estúdios da Tobis em França, nos arredores de Paris.

Ficha Técnica:

Titulo Original: A Severa

Realizador: Leitão de Barros
Ano: 1931
Duração:110 min.
Género: Drama
País: Portugal
Áudio: Português
Cor: Preto e Branco

Sinopse:


História passada no século dezanove que narra as aventuras dum jovem cavaleiro, D. João, Conde de Marialva, dividido pelo amor da mítica e insinuante cigana Severa - a quem a lenda consagrou como fadista desditosa - e uma fidalga. Enredo ambientado nas lezírias e nas touradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário